22/04/2010

Serviços Aéreos Tenebrosos Açorianos - SATA

vou abrir uma excepção, vou falar de futebol... para quem anda distraído sou um "adepto" incondicional do José Mourinho, por aquilo que representa e que nada se identifica com o vulgar perfil português... e acima de tudo é a prova real de como a idade nada tem a ver com competência... por isso quando soube que o Dr. António Gomes ía substituir o Dr. Cansado na SATA, fiquei entusiasmado pela coragem da nomeação, corroborado com algumas opiniões que ouvi de seus alunos e de outras pessoas que com ele privaram... bem, mas o encantamento passou depressa, fiquei inebriado com a nomeação e por ter acontecido nesta "cagalhota do meio do atlântico" o que me cegou... pois... o poder político é que manda, as directrizes/ordens são para ser cumpridas, por isso, penso que o actual Dr. António em menos tempo já se encontra num estado igual ao seu antecessor, isto é, CANSADO. O mais engraçado é que a companhia aérea nunca esteve tão mal em termos organizativos e ainda não ouvi ninguém a exigir a demissão do seu "man in a chair" ou "geox" ou presidente do conselho de administração... talvez seja por isso que o sr. presidente carlos césar veio este fim de semana, propor uma redução dos preços das viagens para o continente para valores na ordem dos 100,00€ (hoje pagamos e para residentes 260,00€)... estranho, não estamos em época de eleições, a sua sucessão no ps e no governo é um dado adquirido por falta de alternativa credível e o homem vem anunciar isso num congresso do ps?! hummm... o futuro irá explicar melhor isto tudo, ou então é mesmo para encobrir as péssimas políticas de transporte, que para o caso da região autónoma dos açores deverá ser denominada por SERVIÇO PÚBLICO... e passo a explicar o que é isso do SP... a SATA possui 4 A310-300; 4 A320-200; 2 Q200 e 2 Q400... um destes Q foi para o arquipélago da madeira fazer os vôos do Funchal para Porto Santo, substituindo o ATP que já por lá andava e incrementado com vôos para as Canárias... Chama-se a isto visão económica e o Alberto João tem fama de bom pagador, quando é para a Madeira e para os Madeirenses, não há limites e o último a sair que apague a luz. Como boa gestão, querem levar electricitas e mecânicos para a madeira por 1 ou 2 semanas em sistema de rotação para qualquer eventualidade e os técnicos, dizem e bem, que pelo mesmo preço, que ficam pelas ilhas de bruma... Os Airbus têm por hábito fazerem viagens do tipo charter para Cuba, República Dominicana, ou transportarem equipas portuguesas de futebol quando vão jogar a algum país de leste... se acontece alguma avaria ou atraso destes vôos, o açorianito lá tem que esperar no aeroporto de lisboa ou do porto para regressar à sua territa, pois por problemas logísticos a viagem tem que ser atrasada... nunca dizem a verdade para não terem que arcar com alguma responsabilidade... Depois temos o code-share com a TAP, que ainda não percebi muito bem o que isso é, mas desconfio que seja uma compensação/justificação para a SATA continuar a operar sozinha no arquipélago... engraçado nunca mais se soube nada da indemnização pedida pela família Mirpuri, aquando da rejeição da sua candidatura... No aeroporto de lisboa o check-in só pode ser feito 1 hora e meia antes do vôo, mesmo que cheguemos lá e por qualquer motivo 4 horas antes, não há respeito por filas espontâneas; os funcionários da SATA em Lisboa encaram-nos como gente de segunda; uma grávida açoriana com os seus pés inchados tem que fazer check-in presencial mas uma equipa de futebol continental pode chegar 1/2 hora antes porque o director desportivo tratou de tudo para todos; os funcionários exigem que coloquemos as malas com as alças para cima para facilitar o seu trabalho de colocar as fitas nas mesmas... Por cá os vôos regionais andam atrasados, como é possível que um avião que faça uma viagem de 40 ou 50 minutos se atrase 1 hora na partida? Estando ele na pista? E quando não está por onde andará? Na última viagem que fiz a 27 de Março, saí de ponta delgada com 1 hora e meia de atraso, o aeroporto está em obras, mas as portas de embarque estão todas operacionais e aquela gente colocou dois vôos, para lisboa e para o porto na mesma porta com um só caramelo a fazer o pré-controlo, este estava mais preocupado com o seu cabelo do que despachar serviço, a fila era extensa e o reforço fez-se sentir, mas por outro com iguais preocupações capilares. Concordo que a aparência seja uma das exigências da SATA na contratação dos seus funcionários agora que eles sejam todos Metrosexuais e Vaidosas... que paciência... depois temos os hospedeiro(a)s... ou melhor assistentes de bordo... que como ouvi este fim de semana... eh pá eles não são mais do que empregados de mesa, que nos dão aquilo que queremos... não vou tão longe, mas deu-me que pensar... que a julgar pelas suas poses, mais parece que estão a desfilar os uniformes de SATA... Serviço Público é viajarmos de munique para lisboa na TAP e à chegada receberem os passageiros com destino a faro e porto, nas escadas do avião e encaminharem-nos de carrinha privada directamente para o terminal 2... já o serviço público da SATA é viajar de ponta delgada para lisboa e depois para o porto, parar em frente ao terminal 2, ir no autocarro para o terminal 1, sair deste e regressar ao terminal 2 aonde estivemos a escassos metros, perdendo a ligação para o porto na portugália... e os funcionários da TAP estão a borrifar-se para os passageiros da SATA, o tal code-share... agora quem viaja em executiva e anda pelos lounges, não se apercebe como as coisas funcionam tão mal... e não têm possibilidade de constatar a realidade e fazer alguma coisa para a alterar... depois se quizermos reclamar, não existem livros de reclamações, só uns papeís em que escrevemos, colamos e introduzimos numa caixinha de acrílico, para depois uma doutorinha da SATA, fazer a triagem, ou por outras palavras não deixar as queixas subirem aos "mans in the chair"... são ordens... agradecemos a sua... estamos a fazer tudo para melhorar...blá, blá, blá... tenho bilhete de identidade e cartão de contribuinte que provam que resido nos açores, vai para 11 anos, pois toda a vez que pretendo viajar para fora (como por cá se diz) tenho que levá-los para serem fotocopiados é que eles parte do principio que eu quero enganá-los, dizendo que moro cá só para ter redução de uns míseros euros na passagem... por isto tudo meus caros quando quizerem vir-me abraçar, tragam enchidos e queijo da beira alta, comprem bilhetes na TAP (this is your captain speaking... the temperature outside is...), que eu espero por vós aos gritos no aeroporto joao paulo 2...OHHHHH... DRRRRR.... ou quiça com uma nota de 50 euros no ar... Enquanto estes doutos senhores continuarem a confundir serviço público com gestão económica, teremos que esperar mesmo sentados e a haver privatização será sempre com capital açoriano e depois mais do mesmo... caso outras companhias venham operar para os açores continuarei a viajar na SATA, o que eu quero mesmo é que o serviço melhore drasticamente e os preços de gente rica baixem na mesma proporção!

1 comentário:

  1. Anónimo4/23/2010

    Pô priminho,
    Li e fiquei tonta. Pra variar praticamente não entendi nada. Afinal é para viajar TAP ou SATA?
    A gente vai precisar e muito de uma assessoria tua quando a gente for te visitar. Até parece que você mora em outro planeta.....
    Não se esqueça de nos dar todos os pormenores por e-mails...época de compra de passagens, TAP ou SATA, enchidos ou vazios, blá, blá....
    Bom final de semana.
    Beijos,
    Nadir

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