01/05/2009

Países Irmãos

Sempre defendi que Portugal caminha em passo acelerado para um fenómeno de sul-americanização. Hoje, reconheço o falhanço na defesa dessa teoria O Brasil por exemplo, encontra-se hoje numa fase de expurgação do sistema, aonde os escândalos rebentam na comunicação social a um ritmo verdadeiramente alucinante. No Congresso os políticos legislam para o seu bem próprio, o dinheiro público serve para todo o tipo de regalias pessoais e familiares e quando são denunciados choram, ignoram ou escondem-se atrás da impunidade parlamentar. Segundo as crónicas, ninguém está a salvo desta forma de estar na vida, mesmo aqueles que aparentam e apregoam seriedade... mas o sistema assim os “obriga”, veja-se o regresso do famoso ex-presidente e “peachado” Color de Mello, directamente para a Comissão de Infra-Estrututas do Senado, responsável pela supervisão das obras do Governo... uiiiiii... com o silêncio complacente do “cioso” Presidente Lula da Silva Bens não declarados... imóveis avaliados em quantias exorbitantes... mansão no nome do irmão... ou Castelos... sim um Castelo com oito torres, eu vi na TV, uma coisa perfeitamente escabrosa, com 7.500 m2 de área de construção... em resposta e após muita pressão, o homem não queria largar o cargo importante na estrutura do Senado, defendeu-se com o desplante de ser “vítima”... Faz-vos lembrar algum país? Sim... sim... esse com os tais fatos de corte europeu, que parecem dar um ar mais elegante aos indivíduos... Portugal apresenta-se hoje, como o Brasil da década de 80/90, aonde tudo é feito no silêncio dos gabinetes por uma minoria, que alimenta uma estrutura que vai engordando, à medida que é necessário calar ou alargar o âmbito de actuação e programas... mas não vale a pena repetir-me A comunicação social, e dadas as dimensões reduzidas do país, vai sendo controlada, ou por ser de capital público, ou sendo privado é condicionada pelos interesses de grupos económicos que usufruem do poder de decisão do país. Quando isso não acontece, é porque se aborreceram por algum motivo, algures no percurso e as retaliações são inevitáveis... o açoreano e o licenciado em engenharia, diz-vos alguma coisa? Gostava de ter um comando que avançasse o país no tempo, para ver por aí uns políticos a “chorar” e ao vivo... qual vítimas de cabalas e de monstros horrendos... A verdade é só uma, no fabuloso Brasil e neste cada vez mais deprimente Portugal, a política possibilita a um elevado número, senão mesmo à grande maioria, salários e subsídios mensais generosos, que não conseguiriam obter em condições normais, no dito mercado de trabalho... para além da VAIDADE e PODER que se pode usufruir e que torna as pessoas dependentes, sendo capazes de tudo para manterem tais estatutos - quais arrumadores de automóveis num qualquer parque de estacionamento... TROCE... DESTROCE... Óh... Dr... orientas aí uma moedinha?

1 comentário:

  1. Anónimo5/04/2009

    Não querendo defender o presidente Lula, este não tem qualquer ingerência sobre o Congresso Nacional. Além do mais, o culpado é o povo que votou no Collorido e nos demais corruptos que por cá existem.
    Você tem razão, nos anos 80/90 era tudo por baixo dos panos, agora está mais à mostra. Mas a corrupção continua e irá continuar, pois é latente do ser humano, infelizmente. Snif!!!
    Até blogo, fui... Nadir

    ResponderEliminar