30/03/2012

Por falar em velhos...

O Otelo Saraiva de Carvalho é uma personalidade que para mim tem tanto interesse e importância como a cultura do húmus... mas eis senão quando o homem acorda um dia e diz que se soubesse no que o País se transformaria, não teria feito o 25 de Abril e mais recentemente referiu que as forças armadas deveriam intervir face à realidade em que vivemos... como seria de esperar os seus amigos de campanha vieram à parada dizer que o homem tem várias personalidades (está doido digo eu). Certamente coisas mal resolvidas do tempo das camaratas e às quais nem quero perder o meu precioso tempo. No verão passado tive a oportunidade de participar num belo repasto e como não podia deixar de ser, o tema da política saltou para cima da mesa. Houve uma generalizada opinião (na qual eu me incluía) que defendia que o tempo decorrido para este governo era manifestamente pouco para colocar a casa em ordem, isto é, a estrutura megalómana que suga a alma deste país. Daí a aposta em atacar no que seria mais fácil e imediato. Lembro-me também da outra facção em minoria que dizia que o Passos Coelho basicamente não tinha tomates para atacar as benesses instituídas. Passados estes meses todos já dei a mão à palmatória, não porque pensasse que o nosso primeiro ministro nunca iria por esse caminho, mas porque como era uma tarefa mais árdua, seria reservada para a etapa nº2. Enganei-me redondamente!!! Tudo continua como sempre e já não dá para esmifrar mais aos mesmos de sempre. As leis continuam a ser feitas no silêncio dos corredores da assembleia, com excepções camufladas e bem dirigidas. Por estas e por outras é que os portugueses surpreendem-se com as manifestações e os rumos que elas tomam. Por mim estou convencido que a realidade tende a piorar e as consequências também, por isso lembrei-me do Otelo. Já agora mais um velho, lembro-me também daquele das bochechas descaídas, que largou Angola, Moçambique... etc... como quem larga um cão na berma da estrada, para ir tranquilo para as suas férias douradas... esse falou em tempos no direito à indignação e mais recentemente no direito a "assumir-se". Quanto à primeira é só quando está do lado de cá, do lado de lá levou uma chapadona na marinha grande que se consolou; quanto à segunda de "se assumir"... não percebi. Talvez tenha a ver com o sobrinho dele ou ???. Enfim velhos, que pensam que podem dizer tudo porque a senilidade dá-lhes esse direito. Depois fico neurótico por ver um sem número de jovens que se pavoneiam pelos parlamentos deste pais e que só lá estão por serem filhos de... e terem vindo desses berços da política que são as jotas... bem... basicamente estou confuso!!!

29/03/2012

Eu ainda não percebi muito bem de onde vem este nosso dom de perdoar tudo aos velhos... não sei se é um defeito do ser humano em geral, ou se é uma característica ocidental... europeia... dos latinos... ou pura e simplesmente do nosso ADN lusitano. Vejamos: ver o actual e decrépito Fidel Castro, dando os seus últimos passos na marcha "hasta la muerte" a receber o representante de dEUS na terra e os seus sapatinhos vermelhos; ver o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak na posição horizontal a assistir ao seu julgamento; recordar o azarado Salazar que dava guarida a moçoilas de 14 anos transformando-as em suas empregadas; recordar Augusto Pinochet numa cadeira de rodas; recordar o debilitado carniceiro Ratko Mladic no Tribunal Internacional Penal... e mais uns tantos... quase me esqueço do que esses seres representam para a História Mundial, aparecendo-me uma pequena e tímida lágrima ao canto do olho... foram ditadores... mandaram matar... torturar... privaram as pessoas do seu maior bem que é a Liberdade... de pensar... de falar... parece que com as cãs toda a nossa memória por obra e graça se esfuma... outras das curiosidades que me atormenta e vem no seguimento do raciocínio anterior, é proferir-se constantes elogios a quem morre... caramba, não há um único filho da puta que morra... são todos boas pessoas... é impossível!!! Razão tinham os mafiosos que íam ao enterro dos seus inimigos e espetavam-nos... beliscavam-nos... colocavam um espelho junto ao nariz... esses sabiam porque o faziam... Um filho da puta para mim será sempre um filho da puta, mesmo cheio de metástases... cheio de cabelos brancos... a urinar-se pelas pernas abaixo!!!

13/03/2012

Justiça Portuguesa

Muito se tem falado da qualidade da Justiça Portuguesa. Já por cá escrevi que a luta (deve-se ler vingança) entre os políticos e a justiça começou no famigerado dia em que um Juíz entrou pela Assembleia da República para "ir buscar" o deputado Paulo Pedroso. O famoso Juíz que ainda hoje está sem classificação, impedindo-o de progredir numa brilhante carreira ao longo destes anos - digo eu! Os Juizes dizem que o problema está nas Leis. Os advogados dizem que os Juizes estão acima da lei e podem sentenciar como quiserem. O ministério público queixa-se de falta de meios e dinheiro, para produzir boa investigação. Escolham a que bem entenderem, mas acrescento mais dois factores de ponderação nesta análise. O gajo dado como louco que utilizou um saca-rolhas em funções diferentes das que lhe estão destinadas, continua sem sentença, o que parece algo atípico nos EUA. O tipo que um dia presidiu ao Benfica, continua a bambolear-se com o seu ar de "bébé chorão" por Londres e nunca mais o extraditam. Estranho!!! Em ambos os casos dizia-se que ía ser diferente e afinal tudo igual, como em Portugal. Será que é por serem portugueses? Será que é por terem advogados portugueses a comandar as operações? E os sistemas judiciais de Inglaterra e EUA tão evoluídos que são e afinal enredam-se nas mesmas meadas que em Portugal... estranho... muito estranho!!!

01/03/2012

Globalização

A coisa está mesmo má!!! De hoje em diante um Etíope irá chefiar a missão do FMI em Portugal... por mim tudo bem... se é o que merecemos!!! Chama-se a isto Globalização... mas ao contrário... o pessoal que se aguente... é que isto de impor algo para o resto do mundo não é só no sentido dos EUA... começam a haver sinais antagónicos que já tive a ocasião de registar neste blogue... os angolanos compram portugal em saldo... os chineses não sabem o que fazer a tanto dólar e este rectângulo é o único país que os recebe sem preconceitos...
Mas o que mais me chamou a atenção foi o paralítico ter sido apanhado a jogar no IPAD? Grande maluco, com a mãozita a esconder, parecia o meu mais novo!!! O tipo deve ter sangue latino... ou então o adn alemão está em mutação...