23/08/2009

asdfghjklçº

a minha tia deolinda mandou uns enchidos da beira alta... bendita seja! nao ha nada como os enchidos da minha tia deolinda... APARECAM!!!

19/08/2009

a cagarra...

Aquela hora da noite ouvia se nao mais que um absoluto silencio interrompido de quando em vez pelo som caracteristico das cagarras Apetecia me desligar a iluminacao publica para fazer realcar a luz da lua que se projectava em espelho na agua do mar A noite apresentava se anormalmente calma a fina expressao do fumo do incenso produzia uma linha vertical perfeita... apaguei com um leve sopro as luzes das velas e deixei me ficar... ficando... num estado de quase hipnose... naquele limbo entre a realidade e o sonho... ouco uma voz tenue e difusa... nao entendo... dou tres pequenos passos e caio na piscina vestido... dou por mim a boiar... qual cristo redentor... um leve contacto com algo material produz se no meu couro cabeludo... ignoro... insiste... talvez produzido pelo efeito da pequena ondulação da minha massa corporal em contacto com a agua... movo a mao direita em direccao ao objecto... ergo o ao nivel dos meus olhos... um sapato de mulher... um sapato vermelho de mulher... um sapato vermelho de salto alto de mulher... instintivamente olho na direccao dos meus pes... um deles encontra-se descalco... mexo os dedos dos pes... sim sou eu... o vermelho do sapato contrasta com a luz da piscina projectada na noite sobre o liner verde claro... largo o sapato de mulher vermelho e de salto alto... cerro os olhos... retomo a minha posicao inicial mantenho me assim durante um bom par de minutos... uma cagarra sobrevoa me... abro os olhos... sigo o seu dorso branco que se some na escuridao da noite... e encontro os meus dois pes mexo os seus dedos sinto os mas nao os vejo... fico tranquilo!!!

o bureau politico...

eramos sete em torno de uma mesa... discutiamos o programa eleitoral... os votos certos do primo do filho da antonieta... tens que sair mais com a gente para te conhecerem... qual o lema de campanha?... mandei para cima da mesa... dinamismo e ousadia... "eh... senhore... poe la essa palavra mais facil para a minha avo perceber!"... eu nao vos disse que este era o melhor comeco...

06/08/2009

O Mar Enrola na Areia

Muito sinceramente gostava de dizer algo sobre a política de transportes marítimos do governo regional dos açores.. mas não tenho forças... acreditem... é uma história tão nauseabunda, que nem me apetece ir por aí, mas faço uma proposta: - Metam todos os ex-governantes do PS Açores e os actuais, mais os acessores, os acessores dos acessores, as secretárias e restante turminha, nos Vikings, nos Atlântidas, nos Expressos Santorinis, nos Golfinhos Azuis... mas vejam se não fica ninguém para trás... e empurrem os navios oceano adentro para irem a uma consulta a Lisboa ao Grande Professor e Mestre Mamadu... boa viagem... já me estou a ver nas Portas do Mar (que ironia) de lencinho branco a despedir-me... adeuuuuuuuuusssssssssssssssssssssss

PPPPPPPPP

Estamos... segundo alguns na "silly season" e a realidade comprova-o... grupos de trabalho... programas de governo... listas de candidatos... vejam o cenário: Um açoreano dos quatro costados, candidato por Castelo Branco (já o tinha sido por Santarém), um ex-eurodeputado pequeno e anafado, que nada fez no Parlamento Europeu, volta como primeira escolha por Braga, um comentador não tão pequeno, mas mais anafado ainda, por Aveiro?! (lembro-me do paulinho das feiras que o foi também por esse distrito)... esta gente não sai de lisboa para ir comer um leitão à bairrada... a ex-bastonária dos Arquitectos passou do PSD, para o PS, para um movimento de cidadãos e volta sub-repticiamente para o PS... VALE TUDO Eu sou a favor de rupturas e por isso não percebo como é que se faz um discurso de abrir os partidos políticos à sociedade, renovando-os e depois não se largam verdadeiras "vacas sagradas", como é o caso do ex-presidente do Governo Regional, agora presidente honorário do PSD dos Açores (este cargos não são para quem anda em cadeira de rodas e se mija todo pelas pernas abaixo?)... irrita-me aquele ar do senhor, sempre a sorrir, forçadamente a sorrir... como que a tentar ser aquilo que nunca conseguirá ser... dizem-me que é de uma integridade inabalável... acredito... pois podera... senão o fosse era largado como os Manueís Alegres, os Passos Coelhos, as Joanas Amarais, os Ribeiros e Castros, deste país... assim estará lá, na última fila do parlamento... sempre a sorrir... e de quando em vez lá formula um discurso acerca da açoreanidade e pronto, tem para mais 1 ano de silêncio... o homem já foi tudo, presidente do Governo Regional dos Açores, Presidente da Assembleia da República, o que é que quer mais? Ser Presidente da República? Deixem lá estar o homem do bolo rei e a sua Maria, por quem sois!!!

03/08/2009

asdfghjklç

No regresso a casa depois de mais um ensaio, perguntou-me o que me tinha levado para o Teatro... respondi que precisava de “levar na cabeça”... “levar na cabeça?”... sim... lidava mal com a crítica por defeito de personalidade, agravado pelo facto de ser arquitecto... disse-me que nunca ninguém lhe tinha respondido dessa forma, normalmente diziam que era um chamamento interior, um dom, uma nova experiência... acrescentei que ou recorria a um psiquiatra ou então metia-me em algo que estivesse nos antípodas da minha vida... para começar do zero... para "levar na cabeça" por não saber nada de nada e não ter possibilidade de resposta... dizerem-me que estava a fazer mal seria uma verdade indesmentível, a qual teria que aceitar... era o cenário perfeito!!! Falo no Teatro a respeito de uma conversa interessante que tive com gente com o dobro da minha idade... diziam-me - antes as pessoas desempenhavam papeís no teatro que não podiam existir aos olhos da dita sociedade e que hoje como tudo já é permitido, as pessoas já não se refugiam em coisas paralelas... o que me parece bem e foi um passo em termos evolutivos, estou a pensar em questões de orientação sexual, religiosa, política ou qualquer outra opção de vida... Acrescento que hoje toda a gente interpreta um qualquer papel... representa uma qualquer personagem... possui um qualquer alter-ego, sem ter que ir para um palco. A vida é um imenso estrado de madeira interpretativo... ao fim ao cabo não se é verdadeiramente genuíno, na sua relação com o outro e esse outro pode ser tudo aquilo que vocês quizerem... e chegados aqui questiono, mas porquê? Como chegámos até aqui? Tudo reside num sem número de imposições que a sociedade cria e que nos torna nestes seres estranhos... daí a guerrilha constante, o pânico de perder, o sair por cima, maquilhar a vulnerabilidade, a comparação constante... acrescentem na V. mente aquilo que se recordarem e sentirem. O porquê, poderá estar parcialmente respondido, agora como é que chegámos até aqui é que ainda não encontrei a resposta... Quando tinha uns 14/16 anos, li uns livros do Lobsang Rampa e recordo particularmente de um - “A Terceira Visão” e às páginas tantas registei que os tibetanos quando uma criança nascia, subíam ainda mais alto e mergulhavam-na nas águas geladas de um rio... fiquei deveras horrorizado com aquela passagem porque aos meus olhos não entendia o significado... um adulto na altura esclareceu-me que uma criança que sobrevivesse a tal acto estaria em condições de vingar. Talvez seja isso mesmo... não tardará o dia em que iremos mergulhar à nascença os nossos filhos em águas geladas do egoísmo e da hipocrisia e só sobreviverão os mais fortes, os que terão condições de VINGAR, neste mundo cruel e brutal. As outras crianças acabam ali mesmo e não se poderão tornar adultos sensíveis, com afectos, autênticos, que chorem, que sejam solidários, que amem... que sejam humanos PORRA!!! ui..ui... isto está demasiado franciscano!

Episódio 2...

Tiveram a coragem de confirmar e diante de mim, que as minhas desconfianças eram verdadeiras... foram confrontados, estavam com um pânico medonho e não tiveram a lucidez de disfarçar um pouco os seus receios... “eh... pá... tens que compreender que não conhecia obra nenhuma tua... aliás só conhecia uma propriedade horizontal, um amontoado de apartamentos de especulação imobiliária... e que és muito certinho”... e que com este cenário fomos por o nosso projecto de vida nas tuas mãos, acrescento eu... E ainda ousaram dizer que eu faço pouco marketing... pois voltamos ao mesmo... morena, bem dotada, desinibida, vai a casa e hoteís... isto é que é marketing, caraças!!! Vai para 10 anos que ando por cá, com gabinete aberto desde a primeira hora que desembarquei na ilha e sem conhecer ninguém para além da nova família... POR MIM NEGO-ME A USAR GRAVATA!!! DÊ POR ONDE DER!!!